Medo de dirigir? Veja algumas dicas!

Medo de dirigir

O conteúdo dessa página é para você que tem medo ou ansiedade para dirigir.

Dirigir é complexo, envolve diversas competências cognitivas, habilidades e atitudes. Requerendo do motorista um nível considerável de maturidade emocional e capacidade intelectual, as quais lhe permitam interpretar estímulos e reagir estrategicamente enquanto conduz seu veículo.

Entretanto, muitas pessoas têm medo e acaba não superando esta barreira.

Mas o medo é uma emoção boa que protege a vida, mas às vezes ele é tão grande que deixa de proteger e passa a atrapalhar.

Esse medo de dirigir atinge principalmente indivíduos ansiosos e inseguros. Mas antes de você pensar em tomar algum remédio para ansiedade e nervosismo, leia esse artigo para você acabar com esse medo de dirigir naturalmente.

Afinal, o que fazer?

Antes de começar a sair com o carro é muito importante “sentir” ele dentro da garagem. Sinta os pedais, as marchas e o motor. Faça isso todos os dias até se sentir completamente seguro, o que pode demorar um pouco.

Dicas para acabar com o medo de dirigirDepois disso comece a sair de casa, porém evite sair de carro em horários de pico. Afinal, a movimentação intensa deixa os ânimos exaltados e quase todo mundo fica nervoso e o risco de acontecer algum acidente é maior.

É muito importante sair com o carro frequentemente. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia a dia, pois o hábito frequente fará você adquirir confiança.

E assim que se sentir mais confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos, mas lembre-se que dirigir muitas horas, pode trazer riscos a saúde.

Uma boa dica é chamar alguém de confiança que saiba dirigir para ir ao seu lado no bando do carona. Assim você poderá se sentir mais seguro. Mas é importante chamar alguém que vai te ajudar e não atrapalhar.

Uma dica valiosa também é controlar a respiração. Porque o ansioso respira muito rápido e apenas com o tórax e não da forma correta envolvendo também o abdômen. Veja um ótimo exemplo:

A hipnose clínica vem sendo muito usado para quem busca perder o medo de dirigir. Esse tipo de hipnose consiste em um método que provoca um estado alterado da consciência aumentando a receptividade à sugestão. Ela readequa o pensamento diante do problema, tornando mais fácil a sua superação.

Veja abaixo como funciona esse tipo de hipnose: